segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Personagens do livro

Os personagens

Jean Valjean

Jean Valjean (também conhecido como Monsieur Madeleine e Ultime Fauchelevent) é um homem pobre (antes jardineiro e lavrador), um tanto rude e ignorante, mas de bom coração. Seus pais morreram qaundo ainda era uma criança (seu pai caiu de uma árvore e sua mãe morreu de uma febre), o que fez com que sua irmã mais velha cuidasse dele. Quando o cunhado morre, assume o cuidado da família da irmã. A família vive miseravelmente, mesmo trabalhando dia e noite. Como os sobrinhos passam fome, Jean Valjean rouba uma padaria para alimentá-los, mas é preso. Assim, é condenado a 5 anos de prisão por roubar um pedaço de pão (pena agravada por possuir uma arma de caça), que acabam se convertendo em 19 anos de prisão, devido as sucessivas tentativas de fuga. Na prisão, revolta-se contra a sociedade que lhe puniu tão gravemente por uma pena tão pequena e planeja vingança contra esta, tornando-se um homem mau e duro. Para tal empresa, aprende a ler, a escrever e a calcular. Ao sair das galés, em liberdade condicional, percebe que nunca será aceito na sociedade. Rejeitado como ex-prisioneiro o Bispo Myriel muda o rumo de sua vida. Assume então uma nova identidade para seguir uma vida honesta. Através de bondade, esforço e inteligência, torna-se um industrial, acumula fortuna e torna-se maire. Em busca de resignação por dua vida passada, e através da influência que a impressão do Bispo lhe traz, torna-se extrememnte caridoso, bom e simples, mesmo possuindo muito dinheiro. Adota e cria a filha de Fantine, Cosette, como se fosse sua própria filha. Morre velho, com mais de 80 anos.

Bispo Benvindo, Bispo de Digne

Um gentil velho padre que é promovido a bispo por um encontro inesperado com Napoleão. Muito bom e caridoso, entrega praticamente todos os benefícios que receberia como Bispo à Caridade, aceita as tarefas que todos os outros clérigos rejeitam, não tem medo algum dos criminosos (tendo inclusive o hábito de deixar a casa aberta à noite). Vive com a irmã que nunca casou e uma empregada. Como lembrança de sua vida passada antes do clero, possui uma prataria, constituida por um conjunto de talheres de mesa e dois castiçais. É o único que acolhe Valjean quando este sai da prisão. Mas ele rouba a prataria do Bispo. Quando é pégo (pois a prataria tinha o brasão do Bispo), o Bispo lhe perdoa, e ainda lhe dá a prataria, dizendo que com ela havia comprado a salvação da alma de Valjean, e que portanto ele deveria mudar para ser um homem melhor e bom.

Javert

Um inspetor de polícia obssesivo que continuamente caça, procura e perde Valjean. É filho de criminosos, tendo nascido na prisão. Por isso considera que será sempre excluído da sociedade, sobrando-lhe apenas dois caminhos: tornar-se um criminoso ou ser um protetor da lei, pois são os dois caminhos que sempre estarão a margem da sociedade (um por agredi-la e outro por protegê-la). Opta por seguir carreira na polícia, tornando-se Inspetor Javert. Tem a Lei e a Igreja como forças máximas. Quando tenta penetrar como espião na barricada, é feito prisioneiro. Valjean tem a chance de o matar, mas deixa Javert ir embora. Mais tarde Javert segue Valjean para escapar. Incapaz de aceitar que um bandido mostrou misericórdia por ele e que em troca permitiu que aquele condenado ficasse livre, Javert suicida-se saltando para o rio Sena.

Fantine

Uma grisette Parisense abandonada pelo seu amor, abandona a filha, Cosette, na tutela dos Thernardiers, donos de uma hospedaria numa vila fora de Paris. Encontra trabalho na fábrica do prefeito Madeleine, mas é despedida por uma supervisora por ser uma mulher solteira. Para quitar os ocorrentes pedidos por dinheiro dos Thenardiers, vende o seu cabelo, depois os seus dentes da frente e, por fim, acaba na prostituição. Valjean tira-a do aperto quando é presa por Javert. Morre de tuberculose antes que Valjan possa juntá-la a Cosette.
Cosette

Filha de Fantine, é criada por Jean Valjean depois que a sua mãe morre. Apaixona-se por Marius Pontmercy e casa-se com ele no fim da novela. Nos primeiros poucos anos que ela é criada, foi usada como empregada e apanhava dos Thenardiers.

Marius Pontmercy

Um aristocrata que briga com o avô monarca depois de descobrir que o seu pai era um empregado abaixo de Napoleão. Estuda direito, junta-se aos revolucionários estudantes ABC e depois apaixona-se por Cosette.

Thénardiers

Dono de hostelaria corrupto, assim como sua mulher. Assumem Cosette nos seus primeiros anos, maltratando-a. Depois torna-se no lider de um gangue criminal. É vizinho de Marius e reconhecido por Marius como o homem que supervisionou o seu pai em Waterloo.

Éponine

Filha dos Thenardiers. é obececada por Marius e extremamente invejosa de Cosette. Morre na trincheira quando com a sua mão impede uma bala de acertar em Marius: é ferida mortalmente e é a primeira a morrer. Seu ultimo pedido foi que, assim que morresse, Marius a beijasse. Ele beija-a, mas nunca sabe de seu amor por ele.

Gavroche

Filho dos Thenardiers, um bebê. Participa na trincheira e é o segundo a morrer.

Mademoiselle Baptistine

Irmã do Bispo Myriel. Ama e venera o seu irmão.

Madame Magloire

Empregada doméstica do Bispo e sua irmã. Reclama da vida de pobreza que o Bispo insiste em ter e tem medo que ele deixe a porta aberta a estranhos.
Irmã Simplice

É uma freira que cuida de Fantine no seu leito de enfermo.
Petir Gervais

Um garotinho que deixa cair uma moeda. Valjean, perdido nos seus pensamentos, põe o seu sapato em cima da moeda, mas não ouve os prostestos do garoto. Quando sai de seu estado de imersão em pensamentos, e o garoto se foi, percebe o que aconteceu e procura pelo menino em vão.
Fauchelevente

A vida de Fauchelevent é salva por Valjean quando Valjean levanta a carruagem onde ele está debaixo. Fauchlevant mais tarde retribiui o favor dando abrigo a Valjean e Cosette no convento, providenciando seu nome para o uso de Valjean.

Nenhum comentário: